COMUNICADO TÉCNICO
O condenável uso do cimento em vazamentos nas Pistas de Competição KartódromosEm todo composto asfáltico de alto desempenho, como é o caso do pavimento dos kartódromos, tanto a microtextura, obtida a partir de um agregado “rugoso”, como a macrotextura, determinada pela formação de uma superfície “grosseira” ou “aberta”, compreendem alguns dos principais requisitos exigidos para a camada de pavimentação nas pistas de competição, que devem ser mantidos e preservados.
A microtextura está relacionada com a superfície do agregado mineral e corresponde à aspereza ou rugosidade da superfície individual de cada grão do agregado empregado na mistura asfáltica, que é determinada pelas propriedades mineralógicas deste agregado; por outro lado, a macrotextura corresponde à superfície do pavimento, cuja principal função é formar uma ramificação de micro canais (estrutura “grosseira” ou “aberta”), de modo a facilitar o escoamento da água, em particular no momento da passagem dos pneus.
A micro e a macrotextura trabalham de modo associadopara melhorar a aderência superficial (“grip”). Esta propriedade é comumente verificada durante as frenagens intensas e nas bruscas acelerações, principalmente nos trechos de alta velocidade, ou seja, nos pontos mais críticos de qualquer pista de competição.
O emprego de qualquer produto ou substância que altere estas características de micro e macrotextura deve ser veementemente proibido, sob pena do comprometimento dos principais requisitos exigidos para a camada de pavimentação nas pistas de competição.
Logo, qualquer contaminação pelos indesejáveis vazamentos de derivados de petróleo (óleo combustível, fluído hidráulico e/ou óleo lubrificante) deve ser mitigada com produtos absorventes inertes, por exemplo Peat Sorb (produto importado) ou Biosolvit (produto nacional) atendem perfeitamente estes propósitos, e que já estão sendo utilizados em pista de asfalto para competições. Na falta destes produtos que agilizam a limpeza, poderá ser utilizado serragem de madeira, sendo necessária a limpeza após as provas com água.
O emprego de cimento Portland para contenção destes vazamentos é totalmente condenável e a partir deste Comunicado, em hipótese alguma deve ser utilizado, sendo terminantemente proibido o seu uso.
A aplicação deste procedimento resulta na melhor condição de uso das nossas pistas de kart existentes e a preservação delas por um período mais extenso.
Luís Ernesto Morales
Presidente da Comissão Nacional de Circuitos
Confederação Brasileira de Automobilismo
Autor: Diretoria CBA