Campeonato NacionalTurismo 1.4

Galeria de Imagem

17 Julho 2024

Nem a enchente avassaladora no RS conseguiu parar o Campeonato Brasileiro de Turismo 1.4

Etapa a Londrina só aconteceu após uma onda de solidariedade no automobilismo jamais vista

Enquanto trabalham para realizar a terceira etapa do Brasileiro de Turismo 1.4, nos dias 3 e 4 de agosto em Goiânia, os membros do campeonato se orgulham dos marcos obtidos nos dois eventos iniciais do calendário 2024.

Foto: Fábio Leal

Logo na primeira rodada, em Nova Santa Rita (RS), entre os dias 19 e 21 de abril, a 43 carros da categoria inauguraram o sistema de iluminação implantado no Velopark. Pela primeira vez em sua história, o Brasileiro de Turismo 1.4 realizou uma prova noturna. O promotor Urbano Silva destacou que a prova aconteceria mesmo se os carros não tivessem faróis, tamanha a potência da luz artificial. A prova em questão foi a segunda da rodada de quatro.

Na segunda etapa (14 a 16 de junho), em Londrina, o destaque foi a solidariedade. Ainda sob o impacto da grande enchente de maio no Rio Grande do Sul, a união da Turismo 1.4 permitiu que fosse realizada uma etapa que parecia impossível. Com a base e a estrutura da categoria localizada na Grande Porto Alegre, a tragédia gaúcha atingiu em cheio. Mesmo assim, Urbano fez de tudo para realizá-la para honrar os compromissos. Foram 25 carros e isso só foi possível graças a incrível solidariedade.

Carros, equipamentos e oficinas foram perdidos ou duramente danificados nas enchentes. Segundo Paulo Vidaleti, patrocinador (Plus Veículos) e responsável pelo marketing da categoria, ficaram debaixo d’água cinco oficinas de preparação de chassis, três de preparação de motores e uma recuperadora de monobloco. A onda de solidariedade do automobilismo emocionou a todos. Chegaram de outros estados ajuda na forma de peças, injeção, motor e até mesmo monobloco.

Urbano calcula que a etapa de Goiânia poderá alinhar entre 45 e 50 carros. Essa projeção ainda não vislumbra a presença total dos preparadores gaúchos, uma vez que muitos deles não conseguiram ainda reiniciar os trabalhos. Lembrou, ainda, que alguns pilotos venderam seus carros, visando a reconstrução do que perderam, assim como alguns patrocinadores se retiraram pelo mesmo motivo. A expectativa é que a presença mineira, principalmente, contribuirá para o grid esperado.

Disputadas as duas primeiras rodadas quádruplas, a classificação das classes está assim:

Classe A - 1° Wanderson Freitas, 116 Pontos; 2° Wilton Pena, 95; 3° Dudu Fuentes, 92.
Classe B - 1° Gui Pozzi/João Cardoso, 119; 2° Neto Datti, 100; 3° Nico Dallagnoll, 97.
Classe Master - 1° Rogério Cruzeiro, 44; 1° Davi Oliveira, 44; 2° Eduardo Pedra, 40.

Na tabela abaixo, conheça todos o vencedores até aqui:

 

ETAPA 1 VELOPARK
CORRIDA 1
CORRIDA 2
CORRIDA 3
CORRIDA 4
CLASSE A
Wanderson Freitas (New Onix)
Fabiano Cardoso (New Onix)
Ike Ramos (Onix Joy)
Juca Bassani (Toyota Etios)
CLASSE B
Rafael Horta (New Onix)
Thiago Boz (Chevrolet Corsa)
Rubens Datti Neto (Toyota Yaris)
Guilherme Pozzi ((HB20)
MASTER
Eduardo Padra (Onix Joy)
Eduardo Padra (Onix Joy)
Eduardo Padra (Onix Joy)
Eduardo Padra (Onix Joy)
 
ETAPA 2
LONDRINA
CORRIDA 1
CORRIDA 2
CORRIDA 3
CORRIDA 4
CLASSE A
Wilton Pena (New Onix)
Dudu Fuentes (VW Gol)
Wanderson Freitas (New Onix)
Wilton Pena (New Onix)
CLASSE B
João Cardoso (HB20)
Rafa Horta (New Onix)
Cleiton Bus
Gui Pozzi ((HB20)
MASTER
Davi Oliveira (New Onix)
Rogério Cruzeiro (New Onix)
Rogério Cruzeiro (New Onix)
 Davi Oliveira (New Onix)

 

Autor: Assessoria de Imprensa