Pilotos brasileiros lideram a Copa do Mundo FIA de Baja Cross Country
Mundial tem sequência neste final de semana na EspanhaA temporada 2023 da Copa do Mundo FIA de Baja Cross Country tem presença dominadora brasileira nas categorias UTV. Otávio Sousa Leite e Cristiano Batista lideram nas categorias T3 e T4, respectivamente, ao término de três das oito etapas do calendário. O multicampeão Nasser Saleh Al-Attiyah, do Catar, está na dianteira na classificação geral.
Após a abertura do campeonato na Arábia Saudita (2 a 4 de fevereiro) e Catar (16 a 18 de março), os brasileiros reafirmaram a competitividade no Baja Itália, realizado entre os dias 6 e 9 de julho. Além das vitórias nas respectivas categorias, classificaram entre os seis primeiros na geral. Filiados à Confederação Brasileira de Automobilismo como pilotos de rally, ambos correm com UTV Can-Am Maverick XRS da equipe South Racing, de Portugal.
Navegado pelo português Fausto Mota, Christiano Batista soma 90 pontos no campeonato de pilotos na categoria T4, empatado com o francês Jeremie Warnia. Essa pontuação é resultado também de um 6º na primeira rodada e o 2º posto no Catar. Na T3, Otávio Leite conquistou um avanço bem menos apertado do que seu pai na T3. Ele registra 13 pontos de vantagem sobre Meshari Al-Thefiri. São 75 pontos para o brasileiro e 62 do piloto do Kuwait. Seu navegador é o também português João Filipe Ferreira.
Essa parceria luso-brasileira tem razão de ser. Segundo Otávio, de 24 anos, o melhor Cross-Country do mundo é realizado nos dois países. Neste final de semana, de 20 a 23 de julho, Cristiano e Otávio defenderão as respectivas lideranças na quarta etapa do campeonato, em Aragão, Espanha. Seguir-se-ão as competições na Polônia (24 a 27 de agosto), Portugal (26 a 28 de outubro), Dubai (9 a 11 de novembro) e Jordânia (23 a 25 de novembro).
Em busca do bicampeonato
Radicados em Patos de Minas (MG), pai e filho têm um plano bem definido para a fase europeia do campeonato, iniciada na Itália. Com boa presença de oriundos do Oriente Médio e disputas nas famosas dunas de areia da região, ele sabiam que seria muito difícil derrotar os donos da casa, especialistas no terreno mutável, nas duas primeiras rodadas. “Por causa do vento, a duna está num lugar hoje e, no dia seguinte, mudou completamente”, disse Otávio, que falou ao site da CBA no Aeroporto de Brasília, enquanto aguardava, ao lado do pai, o voo para a Espanha nesta segunda-feira, 17.
Deu certo a ideia de marcar muitos pontos na Arábia Saudita e Catar. Otávio voltou à Europa com o 4º posto na classificação da T3, somando um 5º e um 4º. Já Cristiano era o 3º na pontuação da T4 depois de enfrentar as areias do deserto. 'E poderia ter ido melhor, não fosse a quebra de uma roda em solo saudita', recordou o piloto e empresário do setor de transportes.
A segunda parte do plano também parece estar no caminho certo. “Precisamos abrir a maior vantagem possível na Europa para ter condição de administrar quando voltarmos para a terra deles [Oriente Médio], nas duas provas que fecham o campeonato”, disse Cristiano, que aos 50 anos busca o bicampeonato mundial.
Para buscar essas conquistas, os líderes dispõem basicamente do mesmo equipamento. O conjunto chassi/motor/pneu é idêntico para a T4 e T3. A diferença está no restritor colocado na saída do turbo. Na T4, o equipamento é quase todo original, com exceção do freio e suspensão, que podem ser retrabalhados. A velocidade é limitada em 125 km/h. Já a T3 é 10 km/mais rápida, com restritor menos intenso e maior espaço de preparação.
O presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Giovanni Guerra, comemorou o resultado alcançado pela dupla e desejou todo o sucesso para mais conquistas. 'É uma honra contar com pilotos filiados à CBA não apenas participando, mas vencendo e conquistando títulos num campeonato tão difícil quanto o Baja Cross Country da FIA. A competitividade é enorme e isso só prova a competência do Otávio e do Cristiano. As competições de UTV são uma realidade mundial e estamos sempre a postos para colaborar com nossos competidores nas competições no âmbito da FIA', disse o presidente.
No âmbito interno, os pilotos defenderão da equipe própria, TransMáquinas, na próxima edição do Rally BRB dos Sertões e já definiram outro grande desafio. Estarão com a mesma estrutura no Dakar 2023/2024.
Legenda da foto: No Italian Baja, Cristiano Batista venceu na categoria T4, assumiu a lidetrança e parte para a conquista do bicampeonato mundial
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